Pular para o conteúdo principal

Como fazer arroz tradicional,soltinho e temperadíssmo

  Aviso importante ! Se você gosta de arroz grudado,estilo unidos venceremos ,ou queimados, Não Siga esta receita,pois nós já temos casos confirmados de pessoas que como você também tinha este gosto e ficou profundamente decepcionado e eu não me responsabilizarei por sua decepção.Esta receita é para você que gosta de arroz soltinho e temperadissímo,se este é o seu caso ,siga em frente, este post e uma cortesia do blog arroz no prato a você  

imagem de arroz tradicional
imagem de arroz tradicional


Esta é a receita de como fazer arroz branco tradicional, do arroz com feijão de todos os dias. Está cheia de dicas para você incrementar e o passo a passo  para não errar de jeito nenhum,mesmo que você não saiba nem mesmo fritar um ovo,o que eu posso ensinar em uma outra oportunidade !

Ingredientes
  • 2 xícara(s) (chá) de arroz
  • 4 colher(es) (sopa) de Óleo de soja
  • 2 dente(s) de alho picado(s)
  • 1/2 unidade(s) de cebola picada(s)
  • 4 xícara(s) (chá) de Água fervente
  • quanto baste de sal

Como fazer

 

Meça o arroz e escolha-o,  preguiça na cozinha nunca  é bem vinda !, principalmente se esta comida irá ser servida a alguém que usa prótese ou ponte ou até mesmo dentaduras ,Aliás mesmo que quem vá comer esta refeição não faça uso de nenhum tipo de aparelho odontológico eu sinceramente recomendo que você escolha o arroz ,isto é até terapeutico e você não vai querer  ser responsabilizado pela quebra do dente da sua estimada sogra, que veio depois de 3 anos de tentativas frustradas de convites, almoçar em tua casa, numa tentativa de resgatar e mudar a visão da tua sogra a teu respeito.Retire os pequenos pedaços de breu que possam ter ficado do beneficiamento, alguns grãos, ainda com casca e outros elementos estranhos ao produto E RETIRE qualquer pedrinha que você encontrar .

Em seguida, coloque o arroz numa bacia ou num lava-arroz, que pode ser encontrado em qualquer supermercado, a preços acessíveis e que facilita a lavagem. Vó fala ! você que já pensou -"haá ! ali no 1,99 tem uns lava-arroz bão" cuidado estes muito baratos não durarão nada e logo ao precisar lavar o arroz ,você terá que colocar um copo a mais , pois um copo será só para compensar o que irá escorregar na pia ,ou seja prejuízo na certa,o barato sai caro pois a cada 4 refeições ,você perderá um . Dito isso lave o arroz várias vezes, escorrendo-o e colocando mais água, esfregando-o, com as mãos, até que a água saia transparente, sem resquícios do amido do arroz (é o que deixa a água leitosa). Deixe secar, antes de prepará-lo.

Coloque uma panela no fogo e deixe-a esquentar. Ponha o óleo na panela já quente. Despeje a cebola  o alho
picadinho com uma colher de sal e deixe fritarem até que a cebola esteja transparente e o alho dourado. Junte o arroz ao refogado e refogue-o, até que esteja seco - Você vai sentir, pois os grãos se soltam e, ao mexer, você vai perceber isso, até mesmo pelo som que faz o arroz ao ser mexido na panela.

  Coloque a água fervente. Deixe ferver o arroz e coloque o sal a gosto ,com cuidado para não perder tudo o que foi feito até aqui,e principalmente, pense na sua saúde. Tampe a panela, mas não totalmente, pois se ficar totalmente fechada a água vai transbordar e sujar todo o seu  fogão. Deixe uma abertura de um dos lados (algumas panelas dispõem de um dispositivo na tampa, que permite a saída do vapor e nesse caso, você pode fechar a tampa sem medo).

Deixe ferver até que seque. Quando o arroz está seco, faz alguns furinhos na superfície. Em todo caso, com um garfo, puxe os grãos de um lado para ver se a água do fundo secou mesmo isso exige muito cuidado. Tampe a panela e deixe descansar por uns 10 minutos com a tampa fechada, antes de servir.

  Dicas importante somente para quem lê o arroz no prato

1 - Substitua o óleo por manteiga, banha de porco ou de galinha para variar o sabor. Você ficará supriendida com os novos sabores

2 - Quando estiver quase seco, junte salsa ou coentro e deixe acabar de cozinhar.

3 - Para garantir um arroz soltinho, ainda na panela, revire-o todo com um garfo (atenção, não serve colher).

4 - Experimente o arroz de alho: amasse em um pilão ou com auxílio do martelo de carne, uns 3 dentes de alho e refogue-o com a cebola.

5 - Acrescente 1 colher de sopa de massa de tomate ou meia xícara de chá de purê de tomate (desconte ¼ de xícara da água a ser colocada) para deixar o arroz avermelhado.

6 - Em algumas regiões, o vermelho do arroz é conseguido com uma colher de sopa rasa colorífico (também conhecido por colorau).

7 - Se gostar do arroz mais duro diminua  a quantidade de água.

8 - Acrescente um ou dois cubos de caldo de galinha, mas, nesse caso, prove antes de colocar o sal, provavelmente, nem seja necessário.

9 - Junte uma colher de chá de açafrão e o arroz ficará com um sabor diferente e amarelinho.

10 - Se o arroz queimar Grite,chore ,fale que vai se jogar de uma ponte,  faça um escartel, Brincadeira ! , retire a parte superior, sem mexer no fundo e poderá aproveitá-lo, ainda, a menos que tenha queimado demais e o gosto de queimado tenha passado para a parte de cima. Se isso acontecer, ria muito. Não se preocupe, pois sempre haverá tempo para fazer outro e, confessamos, isso já nos aconteceu muitas vezes, assim como aos melhores cozinheiros do mundo.

Uma dicazinha a mais ? Sua nora talvez necessite destas dicas. Fica a dica ! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer bolinho de Arroz com Queijo e crocante

   R eceita de Bolinho de Arroz com Queijo imagem de arroz com queijo   ingredientes 2 ovos 4 colheres de arroz (pronto) Farinha (para dar o ponto) Queijo mussarela Óleo modo de preparo

Como fazer arroz com Presunto sem mistérios

    Para o almoço Arroz com Presunto imagem de arroz com presunto ingredientes 1 xícara de (chá) de arroz 150 gramas de presunto cortado em cubos pequenos 1 colher de (sopa) de margarina 1 colher de (sopa) de azeite 2 xícaras de (chá) de caldo de legumes ½  xícara de (chá) de vinho branco Pimenta-do-reino moída a gosto 100 gramas de queijo ralado 100 gramas de ervilha fresca 1 cenoura cortada em cubos Salsa picada a gosto 2 cebolas picadas modo de preparo